Skip to content

Pistolas de Sucção

O que você deve saber para especificar Jateamento

Para especificar um equipamento para jateamento é necessário conhecer os diversos sistemas usualmente adotados e suas aplicações especificas.
Em primeiro lugar deve ser definido o material a ser empregado no jateamento. Os primeiros doze INFORMATIVOS TÉCNICOS, em particular o segundo, resumem as principais características dos materiais mais usuais, facilitando sua escolha.
Definido o material, a opção entre Pistolas de Sucção, Bicos de Pressão ou Turbinas, depende não só do tipo de trabalho como eficiência, regularidade e disponibilidade de ar comprimido.

Pistola de Sucção 1

Pistolas de Sucção
Operam com ar comprimido. Ele é introduzido na pistola pelo bico injetor e sai pelo ejetor criando um vácuo na câmara “venturi” interna, succionando ar e abrasivo da válvula dosadora. É o sistema mais empregado em gabinetes pela sua maneabilidade e pequeno consumo de ar comprimido.

Opera com todos os matérias inclusive suspensão aquosa (jato úmido).
1- O diâmetro do bico ejetor define o consumo de ar comprido e permanece constante durante toda a vida útil da pistola.
2- Potência nominal absorvida de uma rede de ar comprimido. Usando um compressor específico para um equipamente recomenda-se uma capacidade um pouco superior (15 a 20%).
3- Referência comparativa com a produção da pistola com bico ejetor de 1/8” de diâmetro.

Tabela 1