Skip to content

Gravação ou Decoração

 

O aspecto visual do acabamento obtido com Jateamento tem personalidade própria, contrastando nitidamente com os demais acabamentos convencionais.
As gravações são obtidas com máscaras perfuradas que protegem parcialmente as superfícies.
Essas máscaras podem ser de aço, posteriormente temperado, ou de material elástico como “latex” ou “neoprene” que são ainda mais duráveis.
Os materiais mais empregados são as esferas de vidro por agredirem muito pouco as máscaras.
Em vidro é usado o quartzo ou o óxido de alumínio que são mais eficientes.
Sobre superfícies metálicas, o tempo operacional é de 0,4 a 0,7 segundos, sendo recomendável empregar “timers” para evitar excesso de exposição.
Bonitos efeitos decorativos podem ser obtidos protegendo-se as superfícies com fitas gomadas plásticas como as isolantes ou “contact”, não sendo recomendado as de papel.
Em chapas muito finas devem ser especificadas pequenas granulometrias e baixa pressão para evitar deformações permanentes.
O processo é muito difundido para identificação de peças técnicas por ser indelével não destrutivo e apresenta ainda a vantagem de dispensar a remoção prévia do óleo de proteção. Por outro lado ele não é recomendável para gravações mais profundas como as exigidas para identificação de machos e brocas.