Skip to content

Óxido de Alumínio

O óxido de alumínio é um produto obtido artificialmente pela fusão em fornos elétricos e resfriamento lento da Bauxita e posteriormente moído e classificado em vários tipos e granulometria. É um material de alta dureza (9 na escala Mohs), com peso específico de 3,2g/cm3 e os grão possuem arestas vivas e cortantes.

Óxido de Alumínio 1Óxido de Alumínio 2

 

Para jateamento, o tipo mais empregado é o denominado HSG encontrado no mercado classificado entre 16 e 220 mesh. Para aplicações muito especiais podem ser empregados outros tipos mais purificados ou classificados em granulometrias mais finas, geralmente em equipamentos de jato úmido.

As características físicas, químicas e geométricas dos grãos, associadas a disponibilidade comercial de classificações regulares, abrem para o óxido de alumínio, um largo e peculiar campo de aplicação em jateamento.

O processo e altamente abrasivo o que é uma qualidade importante para algumas aplicações:

– Remoção de incrustações muito duras;
– Preparação de superfícies para maltação, eletrodeposição e pintura e rugosidades controladas para ancoragem, principalmente em peças de elevada dureza superficial.
– Pelas mesmas razões, é empregado também para preparação de superfícies para aderência de revestimentos de alta responsabilidade;
– Além da boa qualidade da limpeza, podem ser reduzidos ou até eliminados alguns tipos de imperfeições superficiais.
Em certos casos, a composição química do óxido de alumínio e a ausência de certos tipos de contaminações, formam o processo de jateamento compatível com algumas aplicações:
– Limpeza de titânio para aderência de plasma, muito empregado na indústria e manutenção aeronáuticas;
– Limpeza de ligas nobres como cromo-cobalto em prótese dentária;
– Limpeza em geral de metais não ferrosos, mesmo preciosos, quando eventuais contaminações com sílica (areia) ou ferro (areia e granalhas de aço) não forem admissíveis.

Além da limpeza, outras aplicações com desrebarbamento e acabamento acetinado, podem ser obtidas com jateamento com óxido de alumínio e serão tratadas em …