Skip to content

Outros Materiais

 

Limpeza – Outros Materiais

Teoricamente, qualquer material sólido, classificado em granulometrias apropriadas pode ser empregado para jateamento, desde que ofereça condições de ser reciclado nos equipamentos.
Os mais usuais, no Brasil ou apenas no exterior são:
Materiais Orgânicos como cascas de noz, sabugo de milho, arroz, castanha do Pará, caroço de pêssego entre outros, oferecem vantagem de serem ainda menos abrasivos do que as esferas de vidro. Sua baixa dureza e pequeno peso especifico não arranha ou fosqueia superfícies suaves mesmo plásticas. Em geral, o processo é mais demorado do que quando se emprega outros materiais mais duros e apresenta, também, o inconveniente de contaminar as superfícies com óleo, geralmente existente nos vegetais. Principalmente as cascas de noz, castanha ou pêssego, são muito duráveis o que torna o processo bastante econômico. Além da limpeza e outras aplicações a serem abordadas posteriormente, alguns materiais, como o sabugo de milho moído são empregados para secagem de peças.

Quartzo moído e classificado pode substituir com vantagens a areia, já que é mais resistente à fragmentação, assegurando operações mais uniformes. Oferece o grave inconveniente de também provocar a silicose exigindo ainda maiores cuidados na proteção do operadores.

Materiais plásticos sob a forma esférica ou de pequenos cilindros obtidos de fios cortados são ainda mais duráveis do que os orgânicos. Alguns tipos de plásticos ou quando aplicados em certos materiais, geram eletricidade estática em níveis elevados criando situações de bastante desconforto.

Outros Materiais 1Outros Materiais 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já foram desenvolvidos plásticos antiestáticos ainda não disponíveis sob a forma granulada no Brasil.

Abrasivos não ferrosos como aço inox, bronze e alumínio, sob a forma esférica ou angular, têm aplicações especiais, geralmente vinculadas a problemas de contaminação ou dureza quando comparadas aos de aço.
Além destes existem outros materiais mas de aplicação muito restrita ou apenas de uso regional como a “Novaculite” que é um material descoberto nas Montanhas Rochosas nos E.U.A. de granulometria fina e uniforme e ossos ou cartilagem de peixe empregados na Espanha, onde, em certa época do ano, uma praia ao norte fica coalhado de animais mortos por um curioso fenômeno ecológico.

Encerrando, por enquanto, as aplicações do jateamento como recurso para limpeza de peças, cabe salientar que especificação completa de um processo deve ser iniciada pela seleção do material a ser empregado, mas deve ser completada com a escolha do tipo de equipamento mais adequado no que diz respeito ao tipo de aceleração (pistola de sucção, bico de pressão ou turbina), tipo de equipamento (jateamento a céu aberto, gabinete ou cabine), jato a seco ou úmido, ciclone ou ventilação simples, equipamentos manuais, com tambores ou automáticos e o tipo do coletor de pó. É recomendável, antes de uma decisão, solicitar literatura e/ou a assessoria técnica da BRASIBRAS.